Jeremias 31: 31-34.
Ao sair da escravidão egípcia, o povo de Israel é escolhido por Deus, este faz uma aliança com seu povo e promete a eterna graça para todos os que o servir. Esta é a primeira aliança feita entre Deus e povo escolhido, Exodo, 19:5. Com esta aliança o povo teria seus pecados perdoados atrevéz do derramamento de sangue de animais, esse era o meio para a remissão de pecados, na nova aliança Jesus fez isso para nos purificar, ou seja, derramou seu sangue abolindo o derramamento de sangue de animais, e todos os que nele crer faz parte dessa redenção e consequentemente fará parte da nova aliança com Deus, Exodo, 24:6-8.
Em Jeremias, 31:31-34. Temos a promessa de novo caminho, novo concerto, nova aliança, nova direção, nova aliança cumprida em Cristo Jesus, com sua vinda, morte e ressurreição. Ao aceitarmos fazer parte da nova aliança, Deus nos dá o perdão completo e final, não se lembrando mais do nosso pecado, isto é, não imputando mais em nós aquilo que deixamos pra tráz, conforme Hebreus, 10:16-17.
Em Mateus, 28:28. Jesus nos apresenta como o cordeiro da nova aliança para todos, ele mesmo disse que seu sangue seria derramdo para a remissão de todos, cumprindo assim a profecia de Jeremias sobre o novo concerto. Ainda nos dias atuais a igreja pode desfrutar das bençãos deste concerto com Deus, isso significa o cumprimento da redenção espiritual prometida por Deus nos pactos com Abraão e Davi. Hebreus, 8:8-12. A diferença desta nova aliança para a aliança mosaica, é que esta, deve ser escrita em cada coração e mente, daqueles que creem, a de Moisés estava escrita em pedras. No novo pacto, Deus perdoa os pecados de todos os redimidos sem a necessidade de sacrificios de animais, sendo Jesus o cordeiro imaculado e perfeito redentor. Sabemos que a lei não tem poder salvador, sem perdão e remissão dos pecados, sendo essa a condição de sermos alcançados pela nova aliança e a lei sendo apenas o caminho para se obter perdão dos pecados.
Israel sempre violou a aliança feita com o criador e libertador, mas, Deus sempre os chamou de volta para o concerto, com isso só Deus pode mudar a mente e o coração, essa é a causa da necessidade de um novo concerto. Deus aboliu todas as outras formas de intermediar o contato entre ele e o homem a não ser Jesus. Se você sente que a aliança feita entre você e Deus no passado foi rompida por qualquer situação que impede você de caminhar junto ao pai, hoje ele te chama assim como sempre chamou Israel para a nova aliança, da mesma forma você é convidado a assumir um novo pacto com Deus.
Após Jesus ter subido ao céu, o espírito foi derramado sobre todos os redimidos para os acompanhar. Sendo o espirito de Deus o responsável para convencer o homem do pecado e do juizo por isso todos aqueles que aceitar a Jesus como seu único e suficiente salvador de suas vidas e receber o Espírito de Deus em seus corações, este será parte do novo pacto com Deus e consequentemente filhos da nova alinaça e herdeiros da salvação prometida por Deus a todos que creem.
Josué Alves da Fonseca
Bacharel em Teologia pela FTBAW de Dourados-MS
Acadêmico de Pedagogia pela UFMS Campus Naviraí-MS.
Contato: jhosue_fonseca@ibest.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário