Miquéias, 7:8.
Em qualquer situação ao cair, devemos ter forças para se levantar, o mesmo se refere as aflições, quando por causa delas cometemos deslizes, o natural seria ser ajudado por pessoas próximas, o fato é que esperamos tanto e muitas vezes ao invés de ajudar o caído as pessoas faz acusações, críticas e se afastam do caído pois tem resistência em liberar perdão. Mas, em Deus há perdão, o que o senhor espera é que o caído se arrependa, confessa e se livra do motivo pelo qual caiu.
O justo pode até cair que se levantará, mas o perverso caem pelas suas ações e não se levanta. Prov. 24:16. Portanto para pecados de fraquezas, há perdão no Senhor para aquele que se arrepende e crê naquele que é justo e poderoso para perdoar todos os pecados, em nenhum momento a bíblia fala sobre o pecador que se arrepende e é recusado por Deus. Jamais a graça de Deus recusará de perdoar alguém que deixa a prática do pecado.
É certo que aqueles que praticam a iniqüidade sofrerá suas conseqüências. Mas há perdão para o pecador arrependido, para este existe a promessa de desfrutar de um futuro de glória. Porque muitas são as aflições, mas o senhor as livra de todas. Essa é a promessa de Deus em Salmos 34:19. Pois ele promete estar sempre perto daqueles que o buscam. Davi passou por vários períodos de aflições, experimentou a queda e o levantar, foi chamado o homem segundo o coração de Deus, pois em nenhum momento se deixou abater pelas aflições, em Salmos 27:1 ele revela sua profunda fé em Deus.
O que devemos aprender é que ao ver cair um irmão, saber que ele depende da glória de Deus e nunca usar a situação para humilhá-lo, quanto as ciladas, cuidado, pois também somos humanos e sujeitos as mesmas provações. A bíblia relata a história de Hamã que preparou uma forca para Mordecai e foi vítima da própria armação. Ester 7:10. Muito cuidado com as ciladas que você tem armado contra seu semelhante.
Ao ver um irmão caído, não devemos vangloriar e nem achar que ele é mais fraco que nós, o julgamento humano tem sido muitas vezes mais forte que o julgamento de Deus que tem o poder de julgar, quantas pessoas tem a alma humana como algo descartável, no sentido de que, se pecar está perdido não serve mais pra Deus. A bíblia nos ensina que o perdão de Deus é acessível a todos, não importa qual a sua falha, seu valor e maior que seu erro.
Em Mateus 18:21-22. Jesus respondendo a pergunta de Pedro sobre quantas vezes deveria perdoar um irmão deixa claro que o espírito perdoador de Deus vai muito além dos mesquinhos e falíveis perdões humanos. Saiba que sua alma tem valor imensurável, por isso não deixe que o que falam impeçam você de se levantar. levante e tenha uma vida vitoriosa na presença do Senhor e livre da culpa e falhas do passado.
O que vive na iniqüidade, o que cai e não se levanta bem como aquele que só faz julgamentos, lembre-se, em salmos 37:35, 36, a palavra do senhor deixa claro que os ímpios possam temporariamente prosperar, mas afirma que eles não desfrutarão de seu suposto sucesso para sempre. O destino dos justos contrasta com o destino dos ímpios.
O grande apostolo Paulo quando escreveu a Timóteo em sua segunda carta no capitulo 3 versículos 11 e 12, faz um alerta sobre as perseguições que estão sujeitas todo aquele que procura levar uma vida digna na presença de Deus. O importante é saber que ao cair, devemos ter forças para se levantar, e Jesus é a nossa força.
Josué Alves da Fonseca
Bacharel em Teologia pela FTBAW de Dourados-MS
Acadêmico de Pedagogia pela UFMS Campus Naviraí-MS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário