Amós 5:4
Ao sair da escravidão do Egito rumo a terra prometida, o povo de Israel recebe as orientações através de Moises sobre os procedimentos a serem adotados daquele momento em diante, entre as orientações estava a mais importante a qual dependeria todas as demais que seria procurar estar sempre perto do senhor, em Deuteronômio 4:39, esta registrado a exortação de Moises ao povo quando estrares na terra prometida, teriam a oportunidade de buscar a Deus e ser atendido quando no buscar de toda a alma, fato é que o povo estava sentindo muita falta dessa presença, coisa que no Egito onde permanecera por alguns séculos não era possível, agora o povo estava experimentando a liberdade e com ela o privilégio de buscar a Deus e ser atendido.
No livro de apocalipse cap. 2:23, ao escrever a igreja de Tiatira o senhor promete castigo para provar que ele é o senhor e sonda os corações e ainda promete dar a cada um segundo suas obras, devemos entender que não há outro Deus acima dele e que não adianta pensarmos de uma forma e agir de outra, quando pensamos que estamos enganando ao senhor enganamo-nos a nós mesmos, devemos ser um só coração, e buscar a Deus de toda nossa alma, o Rei Ezequias, quando buscou cura ao Senhor, ele chegou a Deus com fidelidade, coração íntegro e chorou na presença de Deus, II Reis. 20:3. É assim que o senhor nos espera.
Oséias 4:1 registra a tristeza de Deus com Israel, pois segundo ele não havia verdade, amor e nem conhecimento dele naquele povo, um povo a quem o senhor havia escolhido e ao longo da história sempre demonstrando amor e fidelidade, e sempre recebendo ingratidão. O Rei Davi sabia muito bem o que era viver longe da presença do senhor, pois experimentou momentos amargos em consequência da desobediência, ao exortar seu filho Salomão, em I Crônicas 28:9, ele ensina Salomão buscar a Deus em primeiro lugar, pois ele conhece todas as coisas, e ainda apresenta duas exigências para receber o senhor: conhece-lo e servi-lo com coração perfeito, esta é a chave do sucesso, dando exemplo, ele mesmo juntamente com os príncipes procurou dar a Deus o que tinha de mais valioso, I Crônicas 29:17, deus merece o nosso melhor.
As vezes nos deparamos com situações onde classificamos que Deus os esqueceu, e queremos culpa-lo pelo nosso fracasso, mas a palavra do Senhor nos deixa claro que ele jamais nos abandonou em II Crônicas 15:2 ele nos fala que esta busca deve partir de nós, quando o buscamos ele estará presente, se deixarmos ele nos deixará, e ainda em Jeremias 29:13 um texto muito conhecido onde nos diz que o acharemos quando o buscarmos de todo o nosso coração, sem fingimento. Mateus 7:7, o senhor Jesus disse a seus discípulos “pedi e dar-se vos-á, buscai e achareis, batei e abrir-se vos-á”. Se quisermos ser abençoados devemos ter a iniciativa de buscar aquilo que queremos.
Deus prova os corações, Prov. 17:3, muitas situações as quais enfrentamos não passa de provações, mas devemos entender que jamais o senhor nos deixará ser provados além de nossas possibilidades, I Coríntios 10:13. O que não devemos esquecer nunca é que Deus conhece nosso coração mesmo antes de proferir qualquer palavra ele sabe o que eremos dizer, mesmo antes de agir ele conhece nossas atitudes, portanto, ao buscarmos, busquemos a ele de toda nossa alma e todo nosso entendimento, I Reis 8:39, depois de haver recebido as orientações de sei pai, Salomão reconhece e declara que só Deus é conhecedor de todos os corações, e sabe que o mesmo Deus é capaz de retribuir a cada um segundo o que busca.
O que você tem buscado para sua vida? Será que benção ou maldição? Vida ou morte? Cuidado, seu futuro depende do que buscas no presente, Deus tem grandes bênçãos para te entregar, mas ele jamais vai força-lo a buscar uma coisa que você não quer, a escolha é sua, em determinado momento quando o povo que deus havia libertado da escravidão egípcia começou a se desviar dos propósitos de Deus ele os alertou e deixou claro que a escolha seria deles, em Deuteronômio 30:19. Se escolher a vida gozarás de vida abundante em Deus, se escolheres a morte colherá destruição para você e seus descendentes. Cuidado, há caminhos que no inicio parece de vida, mas o seu final é de morte, Provérbios 14:12. O segredo é estar sempre perto do senhor, servindo a ele do todo o coração.
Josué Alves da Fonseca
Bacharel em Teologia pela FTBAW Dourados-MS.
Acadêmico de Licenciatura em Pedagogia pela UFMS Naviraí-MS.
Contato: jhosue_fonseca@ibest.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário