Efésios 2:8-10.
Os Cristãos foram salvos pela graça. A graça de Deus é a fonte de salvação; a fé é o meio para obtê-la, não a causa. A salvação não provem dos esforços das pessoas; ela é fruto da benignidade de Deus. Na verdade Deus é quem nos salva e não os atos que praticamos. Não há nada que possamos fazer para se obter a salvação, pois ele é um dom de Deus. Até a fé que temos em Deus é um dom, por isso ninguém pode orgulhar-se de sua condição de membro do corpo de Cristo. Recebemos tudo de nosso Pai misericordioso e bondoso.
O texto em análise nos deixa claro que a salvação provém da graça de Deus e não pelo que fazemos ou deixamos de fazer, Efésios 2:8. Nossas obras não podem mudar esta realidade, pois somos criados para as boas obras, Efésios 2:10, então, isso não se torna algo a fazer para se obter a salvação. Isso significa a maior demonstração de amor, uma bondade infinita da parte do criador. Em 2°Timóteo 1:9, o apostolo Paulo escreve que Deus nos chamou, nos salvou, independente de nossas obras. Segundo Romanos 3:20, ninguém será julgado pelo cumprimento ou não da lei, esta é apenas o canal de conhecimento do pecado para o arrependimento, se achamos que ao cumprir a lei nos faz merecedores da salvação estamos enganados, isso não é mais que a nossa obrigação como homens de bem, Graças a Deus. Se dependêssemos da lei para nossa justificação estaríamos perdidos, esta é a diferença entre a lei e o evangelho, a lei acusa, o evangelho de Cristo nos purifica, nos justifica. Aleluias.
A carta aos Colosences capítulo 2:8-23, nos chama atenção para os falsos profetas, os quais são muito notados nos dias atuais, pregadores que ao invés de pregar o evangelho de Cristo como única fonte para remissão de pecados, gasta o tempo pregando placa denominacional e boas obras como fonte de salvação, não encontramos nenhum texto bíblico onde tais pessoas possam se apoiar, ao contrário, agindo desta forma está comercializando o evangelho e praticando proselitismo, isso é perda de tempo, muitos defendem que para ser salvos, basta pertencer uma boa religião, praticar boas obras, ser bonzinho, dar uma boa oferta, ser dizimista, tudo isso é importante e necessário e faz parte da conduta de um ser humano transformado pelo evangelho, aí dizer que isso basta e não ter um compromisso real com Deus é perda de tempo.
Nossa salvação não foi paga com coisas corruptíveis, e sim, Jesus, o cordeiro imaculado, o único filho de Deus, este sim, pagou o preço pela nossa redenção, por isso para recebermos a salvação devemos aceitá-lo em nossos corações, nos tornando através dele, filhos de Deus por adoção. Isto é graça imerecida, esta é a condição da salvação.
Portanto, se você até hoje viveu preso ao tradicionalismo, achando que pelo fato de pertencer uma família tradicional, uma igreja conhecida ou renomada, ser dizimista, ser colaborador de alguma igreja, programas de televisão ou rádio, ONGs, projetos etc. Chega de sonhar, chegou a hora de entender que toda essa prática não passa de frutos de um coração regenerado, e essa regeneração encontramos só na graça redentora e salvadora do evangelho de Cristo Jesus.
Josué Alves da Fonseca
Bacharel em Teologia pela FTBAW de Dourados-MS
Acadêmico de Pedagogia pela UFMS Campus Naviraí-MS.
Contato: jhosue_fonseca@ibest.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário